Reconstrução e Resiliência Pós Ciclone Idai

De janeiro a março de 2019, Moçambique foi atingindo por fortes chuvas, ventos e inundações nas regiões centro e norte do país, mais especificamente nas bacias do Zambeze, Licungo e rio Chire, com repercussões económicas e sociais graves, resultando em um aumento na vulnerabilidade e danificando seriamente infraestruturas sociais e productivas das zonas afectadas.

Cerca de 30.000 casas, 2.362 salas de aulas e 17 unidades de saúde foram danificadas, algumas de forma parcial e outras completamente destruídas.

O Conselho Municipal da Beira criou o plano de “Recuperação e Resiliência pós ciclone idai” financiado pela embaixada da Holanda, no âmbito de implementação do projecto a SDUBeira foi selecionada como entidade implementadora dos projectos de reconstrução das infraestruturas municipais, especificamente os edifícios das sedes dos bairros e os postos administrativos. Tendo as seguintes responsabilidades:

  • Inventário e levantamento das condições das infraestruturas municipais danificadas no município da Beira
  • Preparação de concursos para a contratação de empreiteiros e consultores necessárias para a implementação dos programas referenciados no plano “Reconstrução e Resiliência pós Idai”
  • programação e implementação de políticas de reabilitação e resiliência dos edifícios;
  • elaboração de relatórios de progresso e conclusão das obras em questão.