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Porquê Beira?

SDUBeira > Porquê Beira?

CIDADE PORTUÁRIA POR EXCELÊNCIA

A cidade da Beira está localizada em Moçambique país este que tem tido destaque por possuir uma das econômicas em rápido crescimento no continente nas últimas duas décadas e meia e vem superando as médias de crescimento regional e global, com ricas reservas de petróleo e gás que estão atraindo investimentos significativos de todo o mundo, sendo Batizada como “Terra de Boa Gente” e famoso pelas suas praias ligadas ao Oceano Índico e suas terras férteis que potenciam a agricultura local.

A cidade da Beira está localizada estrategicamente no centro de Moçambique o que permite ter uma boa conexão com as outras províncias do país e ter um corredor logístico que se posiciona como “À ROTA MAIS CURTA, MAIS RÁPIDA E SEGURA POR MAR PARA O HINTERLAND”.

Naturalmente a cidade da Beira é uma cidade Portuária por excelência, por possuir um porto que oferece diversas vantagens sobre o ponto de vista de custo de operação aos seus principais stakeholders tendo destaque pelas conexões com o hinterland e por possuir boas conexões marítimas com a Ásia, Médio Oriente e Índia.

O parque está localizado estrategicamente no centro do país, ligado directamente ao Hinterland, quer por via rodoviária ou ferroviária designadamente o Zimbabwe (504km), o Malawi (812km), a Zâmbia (1370km), a República Democrática do Congo – DRC (1600km)  e às rotas do comércio internacional por via marítima sendo suportada por linhas de navegação internacionais (MSC, MAERSK, CMA CGM, OCEAN AFRICA, PIL) com conexões diretas com a Ásia, Médio Oriente e Índia.

Distâncias para o Hinterland em Km

PORTS Harare ZIMBABWE Bulamayo ZIMBABWE Lusaka ZAMBIA Kitwe ZAMBIA Lubumbashi DRC Blantyre MALAWI Lilongwe MALAWI
BEIRA 559 726 1,054 1,370 1,600 812 950
Durban 1,711 1,454 2,380 2,707 2,611 2,323 2,678
Dar Es Salam 2,634 3,028 1,985 1,951 2,290 2,031 1,667

SECTORES ALVO

>> PROCESSAMENTO ALIMENTAR

>> INDÚSTRIA TÊXTIL E DE CALÇADO

>> CARVÃO, CALCÁRIO E CLÍNQUER

>> METALÚRGICA E FUNDIÇÃO DE AÇO

>> PROCESSAMENTO DE MADEIRA

>> INDÚSTRIA DE PAPEL

>> INDÚSTRIA QUIMICA, BORRACHA E PLÁSTICOS

>> PRODUÇÃO DE MOBILIÁRIO

BENEFÍCIOS FISCAS

Potencialidade de se tornar um HUB industrial e logístico com possibilidade de estatuto de ZEE ou ZFI que beneficiaram as empresas sedeadas no Parque Logístico da Munhava de diferentes maneiras.

Benefícios fiscais:

  • Redução de 50% do 4o ao 10o;
  • Redução de 25% para o 11o ao 15o ano fiscal;
  • Isenção de direitos de importação e de IVA sobre materiais de construção, máquinas, equipamentos, peças sobressalentes de acompanhamento e outros bens utilizados para a realização da atividade licenciada de ZEE ou ZFI.

Benefícios alfandegares:

  • Isenção de direitos aduaneiros na importação de materiais de construção, máquinas, equipamentos, acessórios, peças sobressalentes e outros bens essenciais ao exercício da atividade licenciada.
  • As importações das mercadorias também estão isentas de tarifas alfandegárias e outras imposições alfandegárias. Tais mercadorias também podem ser isentas de inspeções
  • As transferências de bens e serviços para empresas dentro do regime ZEE/ZFI estão igualmente isentas de IVA
  • A saída de mercadorias para os mercados externos não estará sujeita às tarifas e imposições aduaneiras, se exportada diretamente de acordo com os regulamentos de trânsito aduaneiro.

Outros benefícios

  • Os resíduos industriais destinados a serem tratados como resíduos pelas autoridades municipais podem sair da ZEE ou ZFI sem burocracias legais.
  • Estruturas legais tolerantes aplicáveis às suas operações, responsabilidades e inspeções públicas

Projectos relevantes ao longo do Corredor da Beira

EXPANSÃO DA REDE PIPELINE

A CPMZ e o Governo do Zimbabué comprometeram-se a alcançar o objectivo estratégico comum de garantir que o oleoduto entre a Beira e Harare seja o transportador preferido de produtos petrolíferos refinados para o interior da África Austral (Zâmbia, Malawi e Katanga na RDC), tornando Harare o centro de distribuição que irá servir este mercado.

Para atingir esse objectivo, a CPMZ elaborou um ambicioso projeto de expansão em duas fases com o objectivo de aumentar gradualmente a capacidade de processamento. O projecto permite a capacidade de acompanhar o crescimento esperado da demanda, não só do Zimbábue, mas também dos países do interior.

 Fonte: Club Of Mozambique

Clique aqui para ver detalhes da expansão.

RECONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DO CAIS N°1 DO PORTO DE PESCA DA BEIRA

Recentemente o porto de pesca da Beira teve um investimento  para melhoria de suas operações que consistiu em:

  • Extensão para atracação;
  • Aumento de capacidade de câmara frigorífica;
  • Instalação de uma fábrica de Gelo;
  • Sala de Processamento;
  • Capacidade de manuseamento.

De modo a aumentar a capacidade de manuseamento e processamento do pescado na região com grande e aumentar o potencial para exportação e importação de mariscos, o porto possui infraestruturas e serviços que atendem as necessidades de stakeholders deste sector.

Clique aqui para mais detalhes do Porto de Pesca da Beira.

CORREDOR AGRÍCOLA DA BEIRA

As terras agrícolas ao longo do corredor têm comprovado potencial agrícola para uma variedade de culturas para consumo interno e exportação a existência de bons recursos hídricos ao longo do corredor potencializa a agricultura local, o que cria uma grande abertura para instalação de fabricas de processamento de diferentes produtos agrícolas que se beneficiaram de acesso a matéria prima disponíveis no Corredor da Beira.

Acesse o website da BAGC para mais informações do corredor agrícola

MELHORIA DE INFRAESTRUTURAS DO PORTO

O Porto da Beira possui 12 cais, cujas profundidades variam entre oito a dez metros de profundidade, nas décadas 80/90, o Corredor da Beira beneficiou de 76 projectos financiados pela cooperação internacional, num valor global de 500 milhões de dólares americanos destinados a dragagem do canal, a construção de modernos terminais de contentores e petróleos, assim como a ligação ferroviária Beira-Machipanda.

O porto da Beira hoje possui terminais de: carga geral, contentores, grãos e cereais, carvão e de petrolíferos.

Links relevantes:

Investimentos décadas 80/90

Infraestrutras Corredor Logistico da Beira

Melhoria das Operações Marítimas do Porto da Beira

Investimento reabilitação da terminal de Petróleo

INVESTIMENTO NO AUMENTO DE CAPACIDADE DA AÇUCAREIRA DE MAFAMBISSE

O grupo Tongaat Hulett o accionista maioritário da fábrica de açúcar de Mafambisse, uma das mais antigas fábricas do sector em Moçambique, localizada na província de Sofala, pretende investir cerca de 500 milhões de rand no relançamento da produção. fonte: MacauHub .

PROSPEÇÃO DE GÁS DO BÚZI

Clique aqui para ver notícia

AUMENTO DA CAPACIDADE DA LINHA FÉRREA DE MACHIPANDA

A linha de sena está a beneficiar-se de uma reabilitação completa tendente a elevar a actual capacidade de 6MTPA até 20MTPA.

Fonte: CFM – Clique aqui para ver notícia

Nossos Projectos em Carteira

Com intuito de impulsionar o desenvolvimento económico da cidade da Beira seguindo os princípios de desenvolvimento de cidades sustentáveis, o Conselho Municipal da Beira e a Embaixada da Holanda uniram-se para transformar a Beira em uma cidade Portuária por excelência e ter a maior área verde no país, neste contexto existem dois grandes projectos em curso que são: Parque Industrial & Logístico e o Parque Residencial & Comercial.

O Parque Industrial & Logístico possui mais de 900 hectares junto ao Porto da Beira, oferece condições favoráveis para a implantação de unidades de produção e de logística em zona dedicada, com acesso privilegiado ao mercado da África Austral (350 milhões de habitantes) por via marítima, rodoviária e ferroviária. Com a principal visão “SE TORNAR UM HUB LOGÍSTICO DE REFERÊNCIA PARA PAÍSES DO HINTERLAND E OPTIMIZAR AS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS” para isso está sendo criado uma nova estrada de acesso ao porto e já existe uma área piloto com as condições implantadas para investimento em serviços industrias e logísticos como: Fábricas, Armazéns, Indústrias de Processamento, Indústria da Manufatura, Transporte & Logística, e afins…

A SDUBeira ambiciona obter o estatuto de ZEE/ZFE de modo a tornar o ambiente de negócio mais flexível e para que futuras empresas/fábricas que se instalem no parque tirem proveito das leis de ZFE/ZEE existentes.

Já o Parque Residencial e Comercial com mais de 400 Hectares poderá encontrar oportunidades de negócio na área de desenvolvimento imobiliário na zona da MARAZA, próximo do Aeroporto Internacional da Beira e do centro da cidade onde cerca de 15 hectares estão a ser preparados infraestruturas básicas para o efeito. Este parque foi concebido com a principal visão de “RESPONDER ÀS NECESSIDADES DE MORADIA ACESSÍVEL NA CIDADE DA BEIRA BEIRA” , mas também se estende para além de habitação, e inclui soluções de resposta ao mercado incentivando a construção de Centros Comerciais, Hotéis, Espaços de Recxriação, Equipamentos Públicos e outros… Sempre olhando para o equilíbrio urbano que consta no Plano Diretor do CMB.

  • VER MAPA DAS ARÉAS EM DESENVOLVIMENTO

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Entidades de suporte ao investidor

  • APIEX
  • INE
  • BAU
  • MIGRAÇÃO
  • INP
  • FUNAE
  • HCB

APIEX

APIEX (Agência para a Promoção de Investimento e Exportações) – é uma instituição do Governo, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, tutelada pelo Ministro que superintende a área da Indústria e Comércio, criado através do Decreto n ̊ 60/2016, de 12 de Dezembro.

Clique aqui para visitar o website oficial.

INE

INE (Instituto Nacional de Estatística) – é uma agência do Governo de Moçambique e a principal agência de recolha de estatísticas do país.

Clique aqui para visitar o website oficial

BAU

Balcão de Atendimento Único – é uma Unidade concentrada de prestação de serviços ao Público, institucionalizado pelo Decreto Nº14/2007 de 30 de Maio. O Bau lhe dará suporte em:

  • Serviços de Licenciamento no âmbito Industrial, Comercial e Simplificado;
  • Serviços de Registo e Notariado;
  • Serviços Complementares aos Licenciamentos.

Clique aqui para mais informações

MIGRAÇÃO

Clique aqui para conhecer os procedimentos dos cidadãos não residentes

INP

Clique aqui para ter informações sobre estudos sobre as reservas de gás realizados em Bùzi

FUNAE

FUNAE – Fundo Nacional de Energia.

Clique aqui para visitar o website e ter mais informações.

HCB

HCB (Hidroeléctrica de Cahora Bassa) – Gere e opera os activos que fazem parte do sistema electroprodutor de Cahora Bassa. Estes incluem a Barragem, o Sistema de transporte de energia HVDC e HDVAC e as sub-estações do Songo e de Matambo.

Clique aqui para ter informações sobre a HCB.

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    SDUBeira é uma sociedade anónima, detida pelo Conselho Municipal da Beira e conta com o apoio da Embaixada dos Países Baixos. + Ler mais

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    R. Correia de Brito, n.º 1697 1ºAndar, Esq., Ponta-Gêa- Beira, MZ

    +258 86 2158462 / +258 84 9129669

    info@sdubeira.co.mz

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