Parque Industrial & Logístico

SOBRE O PARQUE

O porto da Beira nos últimos anos teve grande crescimento de volume de carga que passa pelo corredor, o que consequentemente vem gerando muitas vezes congestionamento de tráfego na cidade.

De modo a reduzir a poluição e o ruído perto de centros populacionais construídos, trazer melhor qualidade de vida para os residentes da Beira e prolongar a vida útil reduzindo os custos de manutenção para as estradas EN6 e Municipal alavancando um dos principais motores económicos da cidade da Beira, identificaram-se necessidades de melhorar alguns aspectos urbanísticos de modo a flexibilizar as operações portuárias e trazer soluções para os principais stakeholders do corredor.

Se tem em carteira dois grandes milestones para o Parque residencial & Comercial: A construção da nova estrada de acesso ao porto da Beira (acesso dedicado ao porto e ao parque)  e desenvolvimento da fase piloto do parque para implantação de unidades de produção e de logística em zona dedicada, próximo ao Porto da Beira e dos principais acessos (ferroviários e rodoviários) ao “Hinterland”.

A nova estrada de acesso ao parque e ao porto está sendo promovida pelo CMB com apoio da Holanda, com vários estudos técnicos e de viabilidade desta importante infraestrutura já finalizados. Em particular, explora-se a possibilidade de uma parceria público privada com o sector privado, por forma a aliviar o estado neste investimento, já que pelo carácter comercial a que esta estrada irá servir (zona industrial e porto), apresenta-se enormes possibilidades de uma recuperação do investimento privado através de colocação de portagens, em regime de concessão.

 

 

O Parque Industrial e Logístico da Munhava servirá de centro logístico para o Corredor da Beira que se posiciona como a rota mais curta e rápida para o Hinterland e uma das principais portas de entrada de importação/exportação para países SADC (350 milhões de consumidores).

Visando se tornar um “HUB LOGÍSTICO DE REFERÊNCIA PARA PAÍSES DO HINTERLAND E OPTIMIZAR AS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS”

O parque oferece uma localização estratégica na cidade da Beira (perto do porto, estrada, ferrovia, aeroporto) com objectivo de instalar serviços industrias e logísticos como: Fábricas, Armazéns, Indústrias de Processamento, Indústria da Manufactura, Transporte e Logística, e afins… que possam se beneficiar com a posição estratégica da cidade assim como do próprio parque logístico.

O novo acesso rodoviário dedicado ao Parque Industrial & Comercial e ao Porto da Beira, irá melhorar as infraestruturas de apoio logístico no corredor, bem como aliviar e melhorar a segurança e qualidade de vida dos residentes na cidade.

Foram preparados 50Ha para a fase piloto, cujo qual já tem os aterros necessários, as infraestruturas de Saneamento, Água e Energia necessárias para um bom funcionamento das futuras instalações no Parque Industrial & Logístico.

990 HECTARES

Dedicadas a empresas de diferentes sectores que se beneficiaram com a localização estratégica do parque.

FORÇA DE TRABALHO JOVEM

Jovens com formação académica superior para atender a demanda de trabalho gerando emprego localmente

POTENCIAL ZFE/ZEE

Hub industrial e logístico com possibilidade de estatuto de Zona Franca Industrial ou Zona Especial Económica.

FASES DO PROJECTO

O projecto esta sendo implementado de forma faseada para melhor adaptá-lo as necessidades do investidor, agora esta sendo desenvolvida uma nova via de acesso ao Porto da Beira cujo qual interceta para Parque Industrial & Logístico, criando uma sinergia entre o Porto da Beira, o Parque Industrial & Logístico e o Corredor da Beira que conecta o porto ao Hinterland da África Austral.

Em simultâneo estão sendo preparadas uma área Piloto de 50 hectares do Parque Industrial & Logístico com infraestruturas de água, saneamento, energia e demais infraestruturas para atender necessidades gerais dos investidores.

RESUMO

Nome: Parque Industrial & Logístico
Localização: Munhava, Beira – MZ
Fase: Piloto (50hectares)
Área Total: 900 hectares
Ano a ser Finalizado: 2035

O mapa das fáses do projecto

Desenho 3D do projecto final

SECTORES ALVO

 Manufacturação

Propício para instalação de fábricas que pretendem exportar seus productos para pontos da África, Ásia, Médio Oriente e Índia.

Fábricas de: Têxtil | Calçados | Fraldas | Electrodomésticos |  Cabelo Artificial | Plásticos.

Indústria de Processamento

Transformação de matéria prima para productos de valor agregado. Disponíbilidade de matéria prima em abundância na região.

Processamento de: Óleo & Gás | Metais & Mineração | Productos Alimentares e bebidas | Madeira | Fármacos.

Infraestructuras de Suporte

Oportunidade para provedoras de serviço expandir as suas operações gerando alto impacto no parque.

Fornecimento de: Internet, Energia Eléctrica, Abastecimento de água, Serviços de Segurança, e outros.

Construção Civil

Metalúrgica e fundição do aço de construção | Perfis Metálicos | Cimento | Aluguer de Equipamentos Pesados | Empresas de Arquitectura e Construção Civil | Afins.

Indústria Mineira

Acesso a minerais diversos para exportação ou transformação.

Ex: carvão | calcário – clínquer.

Outros 

A proliferação de empresas no parque industrial e ao longo da zona portuária gera uma vasta gama de oportunidades para diversos setores que podem capitalizar sobre essa densa concentração empresarial.

 

Interessado em investir no projecto?

Entre em contacto com a nossa equipe pois ficaremos satisfeitos em lhe atender.